Cara Isabel,
Sei que lhe parecerá estranho, mas esta carta foi enviada do futuro. Eu estou lhe escrevendo para agradecer-lhe pelo ato da abolição da escravatura, pois realmente foi uma atitude que mudou muita coisa no Brasil. Hoje em dia não há mais escravidão aqui e devido a isto, o país está mais harmonioso. O Brasil hoje é um país totalmente independente, é uma república democrática, onde quem governa é um presidente. Grande parte dos países de hoje são assim.
É claro que ainda existem várias pequenas exceções para a proibição da escravidão no Brasil, mas que funcionam fora da lei e são uma parte muito pequena da sociedade. A grande maioria dos países não tem mais sistema de escravidão nem de servidão, funcionando assim a partir do sistema proletariado. Não há mais feudos, e como agora o Brasil é uma república, não só os nobres possuem residências próprias, mas os possuintes de dinheiro também. Neste sistema político, todos votam, não só quem possui terras, escravos e dinheiro.
Você ficaria impressionada se visse como nós evoluímos no transporte, medicina e comunicação. Hoje em dia já é conhecida e o acesso é muito fácil à cura da tuberculose e da peste-negra, além de que existem equipamentos, também de fácil acesso, que nos permitem ver nosso corpo por dentro sem precisar cortá-lo. Existem fios que ligam os lugares permitindo que você fale com pessoas que estão muito distantes de você. Há equipamentos que nos permitem atravessar lugares voando dentro deles, outros que andam em terra, mas que são movidos a gases, óleos, entre outros, ao invés de serem puxados por animais como cavalos.
A Inglaterra não é mais a sede mundial econômica e o país mais evoluído e manipulador que era em sua época, pois agora tem que dividir tudo isso com vários outros países da Europa, além dos Estados Unidos e alguns outros da Ásia, America e Oriente Médio.
Já vou indo! Até mais!
Resposta Fictícia
Cara Fernanda,
Não tenho dúvidas de que a comunicação deve ter evoluído muito em sua época a ponto de você conseguir me escrever essa carta do passado, mas sinto muito lhe decepcionar. Telefone já existe em minha época, Meu pai foi a primeira pessoa da América do Sul a possuir um, trazer o fio de Londres demorou muito, mas valeu à pena. E é claro que temos também as tais carroças sem cavalo, são as ferrovias, investimos na construção de algumas dezenas delas aqui no Império Brasileiro.
Espero que assim como você errou ao falar dos transportes e aparelhos de comunicação tenha errado também a pior notícia que me passou. O Brasil virar uma república! Isso é péssimo, esses republicanos nos fazem pressões contra a monarquia a anos, mas eu supunha que era apenas uma moda passageira. Agora dizer que qualquer pessoa possa votar, isso é impossível de se crer. Até os negros votariam? Confesso que tenho medo da idéia, e além disso os maridos deixariam suas esposas votarem? Difícil de acreditar nisso também. E como funcionaria isso? Como reunir tantas pessoas nos tribunais para votar, se hoje o Brasil tem quase seis milhões de habitantes imagino que em sua época, com tantos avanços, esse número deva estar próximo aos dez milhões.
A inglaterra perder seu poder? Isso parece impossível pena que eu não viverei para ver isso. Esse reino trouxe tantas dores de cabeça ao meu pai, embora ele fosse aliado da Inglaterra e tenha assinado diversos acordos com eles, parece-me que sempre ele temia mais os ingleses do que os admirava.
Você diz que a escravidão realmente acabou e que eu sou considerada a responsável por isso? Realmente não acreditei que isso seria assim, outras pessoas lutaram bem mais do que eu para que isso ocorresse, como Castro Alves, Eusébio de Queirós, entre outros. Tudo o que fiz foi tentar finalizar algo que já estava sendo feito há muito tempo. Meu pai mesmo nunca gostou muita da escravidão, mas sabia que lutar contra ela era querer vencer um touro com as mãos amarradas. Ele fazia o que podia, comprava escravos e os libertava todos os anos, mas sempre o número era pequeno comparado ao total de escravos que existiam.
Estranho, após a assinatura da lei, embora alguns ex-escravos tenham comemorado, sinto um clima ruim no ar, algo me diz que a situação se voltará contra nós da família real, recebemos ameaças todos os dias, o fato de você ter me chamado de Princesa Isabel e não de rainha significa que minha vida está chegando ao fim? Ansiosa por respostas, Isabel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário