Entenda o Projeto

Esse projeto foi desenvolvido pelo professor Leandro Villela de Azevedo, na Escola Villare (São Caetano do Sul - SP)

O projeto Cartas do Passado realizado em 2009 (e adaptado para E-mails ao passado em 2010 e 2011) possui como objetivo uma mescla de imaginação histórica com elementos de pesquisa e incentivo à curiosidade. Ao colocar o aluno em contato com um ser imaginário do passado, damos ao aluno a liberdade de fazer quaisquer perguntas, explorando assim aquela época de acordo com os seus interesses, que podem ser desde culinária, moda da época, a técnicas de guerra ou romance. Assim cada aluno tem a sua "conversa" com o personagem do passado, de modo que cada um tem uma experiência diferente através de suas indagações, podendo depois compartilhar com a sala os conhecimentos adiquiridos.

Embora seja uma atividade relativamente trabalhosa ao professor, que se dispõe a responder todas as cartas, ela pode trazer muitos benefícios uma vez que desperta a curiosidade, permite a troca entre os alunos e o trabalho com interesses pessoais. O professor muitas vezes precisa fazer pesquisas para aprofundar seu conhecimento de algumas áreas de acordo com as perguntas feitas, desta forma a atividade também serve como auxílio a uma formação continuada do professor, mas com foco nas curiosidades reais de seus alunos.

Por fim ainda podemos destacar a importância de deixar claro aos alunos que essa é apenas uma atividade e que embora crie-se a ilusão de que eles estão conversando com um personagem do passado, na verdade é o professor que responde e que muitas das informações ali presentes estão muito mais relacionadas ao conhecimento do professor e não o passado presente em si.