sábado, 9 de janeiro de 2010

Cromwell

caro cromwell,

Aqui é a Lury, sua amiga do futuro, no ano de 2009.
Da sua época pra cá, ja aconteceram várias coisas.
Tudo ja evoluiu. Técnologia, pessoas!
aqui, é TUDO mais fácil...
Mas naquelas neh...
Aqui, cada vez mais, tambem vai aumentando as brigas, xingamentos etc.
E eu, minha família e meus irmãos em cristo, vamos tentando evangelizar essas pessoas. Para que consigamos cada vez mais, pessoas para Cristo.

Bom, estou escrevendo está carta para saber um pouco mais  "de você".
Gostaria de saber, como você teve a idéia de criar o EXÉRCITO MODELO.
E como teve a idéia de colocar mais cargos nesse exército, e que cada vez mais ir aumentando o cargo até virar nobre. E assim, todos iam querer fazer parte dele. (Com isso venceriam o exército do rei).

Também gostaria de saber, porque você era puritano, (fazia parte da igreja protestante).
E qual é o pensamento deles.


30/09/09
Lury

Resposta Fictícia:
Cara Lury,

O fato de ter direcionado essa carta a mim e usar o termo "irmãos em cristo" me faz crer que você não é católica, tendo aceitado o verdadeiro Jesus em seu coração e não está se curvando a falsos ídolos e líderes religiosos corruptos. Isso muito me agrada. Creio ter sido um presente do Senhor, abençoado seja, que eu tenha recebido essa carta neste momento tão difícil. Como você sabe o protestantismo está por um fio, por mais que a Holanda tenha assumido o protestantismo, parte das colônias deles foram retomadas pelos católicos, e aqui na Inglaterra tivemos reis tentando restaurar a velha religião pervetida.
Esse foi o principal motivo pelo qual eu criei o exército modelo. Muitos lutavam pelo poder, querendo ver quem de fato governaria, nobres ou burguesia, a família real de Jaime I, ou a elite inglesa. Eu não me preocupei tanto com essa guerra pois sabia que tudo já estava escrito e que Deus já havia determinado qual lado ganharia, e não poderia ser outro senão o lado da verdade, que é o nosso cristianismo verdadeiro. Isso já tinha sido provado quando Ele enviou tempestades para afundas os navios espanhóis da Incrível Armada, verdadeiro milagre que somente Ele é capaz de fazer.
Minha luta foi pequena e simples. Apenas fiz o que Deus já havia planejado, sem negar o que Ele queria para mim. A verdadeira luta era do bem contra as trevas. Se os seguidores do papa vencessem, na figura de Jaime I e Carlos I a Inglaterra não seria mais o balutarte da verdadeira fé e todos os protestantes seriam perseguidos pela inquisição. Ao mesmo tempo se eu deixasse apenas os nobres sem fé lutarem, logo teríamos um reino que não creria no verdadeiro Senhor, deixando-se guiarem por tolos com fé apenas no dinheiro. Por isso minha luta continuou após o fim da revolução, onde precisei convencer o parlamento a me tornar lorde protetor vitalício da Inglaterra.
Infelizmente, agora, com minha morte, temo que tudo isso se perca ... entretanto esse temor é pura tolice de minha parte, pois sei que Deus está na frente de toda a situação.
Não entendi exatamente o que você quis dizer com tecnologia, mas isso não importa agora, o importante é que ver que a nossa fé prevaleceu, seja por qualquer que tenha sido o caminho que Deus escolheu para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário