sábado, 9 de janeiro de 2010

Bolívar

Bolívar, sou do futuro e me chamo Gabriel. Estou enviando-lhe esta carta, para te avisar de que não adianta perder seu tempo tentando unir esses países e torná-los independentes. O seu tipo de governo democrático não funcionará. Como você mesmo diz: “Fazer revolução na América é como arar o mar”. Aviso-lhe para que compre um pequeno estoque de penicilina para futuros problemas com tuberculose.
Aqui no futuro há vários países na América do Sul, o que você pretendia de unir a América espanhola, não foi prosseguido. São todos países separados e independentes, com baixo poder econômico individual de cada país.
Espero que tenha entendido que só quero te ajudar e te fazer não perder tempo.
Boa sorte.

Resposta Fictícia
Ao muy estimado e futurístico amigo Gabriel,
Não entendi exatamente o que deve ser essa tal penicilina que eu devo estocar contra a tuberculose, seria um elixir mágico? Confesso que não posso crer no poder de tais elixires. Não sei exatamente como esta carta chegou em minhas mãos, parece-me estranho uma carta vinda do futuro, mas considerarei que ela seja verdade, pois deveras conhece os desejos de meu coração e meus próprios ditos.
Fico contente de saber que ao menos no futuro se lembrarão de mim, visto que no presente apenas Antônio José de Sucre, meu fiel e amado amigo, se mantém meu aliado. Parece que a divisão dos países foi inevitável, mas de certa forma fico contente de saber que eles ainda existem, meu maior temor é que a divisão os tornasse presa fácil para o império brasileiro ou para o imperialismo francês ou inglês. Saber da pobreza de tais países me entristece, mas deve ser uma boa punição para os egos inflamados de uma elite tola e incapaz. Apesar da dor da notícia, ainda desejava um destino pior aos meus antigos companheiros de luta e agora inimigos, desejava que a população indígena enfim tivesse se revoltado e tomado o poder, exterminado os brancos, assim como os negros fizeram no Haiti.
De qual desses países você é? Se puder me dar mais detalhes ao menos terei alguns dias prazerosos entretendo-me com o conhecimento da morte de meus inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário